logo
O que é Desenvolve materiais desenvolvido
mapa
Escreva-nos!
 
2
2
texto
   NOTÍCIAS - VIII ENCONTRO “A ESCOLA NO MUNDO E O MUNDO NA ESCOLA”

 

Vindas de vários pontos do país, 76 pessoas juntaram-se em Lisboa, no sábado, 6 de julho, no Encontro anual de Educação para a Cidadania Global em contexto escolar, organizado pelo CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e pela FGS - Fundação Gonçalo da Silveira, em conjunto com um grupo de educadores e educadoras. Objetivo principal: partilhar, refletir e debater sobre como promover e reforçar a Educação para a Cidadania Global (ECG), criando uma dinâmica nacional nesta área.

 

O ponto de partida foi a troca de ideias sobre os desafios que cada educador (a) enfrenta na sua prática diária . Seguiu-se uma partilha das experiências realizadas ao longo do ano em vários pontos do país: Estremoz, Lisboa, Santo Tirso e Seixal, para além da experiência em Espanha,a nível nacional.

No seguimento de um almoço conjunto, a parte da tarde foi dedicada ao trabalho em rede. Ouviram-se 3 testemunhos: da rede portuguesa Economia com Futuro, da criação e desenvolvimento, em Espanha, da Red Solidaria de Jovénes - uma iniciativa da organização Entreculturas - e ainda de Oscar Jara, sociólogo e educador popular da Costa Rica, que através de vídeo identificou e partilhou com os presentes as aprendizagens que considera fundamentais.

Uma Rede de Educação para a Cidadania Global

Desde 2007 que várias entidades e educadores (as) têm vindo a trabalhar por uma dinâmica nacional na área da ECG. Nesta 8ª edição do evento foram apresentados os antecedentes e o caminho já percorrido para além dos propósitos desta tão idealizada Rede - motivando quem acompanha o processo desde o início e contextualizando quem só agora se juntou ao grupo.

Uma Rede de Educação para a Cidadania Global,

que pretende, de acordo com o referencial criado, “facilitar o acesso e o intercâmbio, entre educadores/as, de materiais e de informação, proporcionar oportunidades de partilha, de reflexão e de formação entre pares e apoiar os/as educadores/as e as escolas na compreensão e construção de respostas aos desafios da sociedade atual, na perspetiva da Educação para a Cidadania Global”.

Para além do programa de trabalho previsto para o dia, os e as participantes no encontro tiveram possibilidade de visitar uma mostra de materiais e recursos de Educação para a Cidadania Global disponibilizados por um conjunto alargado de instituições que trabalham nesta área, inspirando-se e, literalmente, carregando a sua bagagem com instrumentos de apoio às suas práticas.

Um dia intenso, de interconhecimento e de reconhecimento de anseios comuns e de diferentes abordagens e práticas, em que as palavras-chave mais utilizadas pelos participantes para descreverem o Encontro foram “partilha” e “reflexão”. Esta que foi a edição mais participada de todas deixou certamente inspirações e motivação para os meses e anos que se seguem!

Galeria de Imagens aqui e entrevista à RDP África aqui.

Para mais informações sobre este dia, consulte aqui a memória deste VIII Encontro.


 

 
  7/12/2013  
  linhalaranja  
   
     
   
 
  1 DIA PARA AGIR... DIA ESCOLAR DA PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA (30 DE JANEIRO)  
  1/26/2016  
  DIAS PARA AGIR… DIREITOS DA INFÂNCIA, DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÕES  
  12/3/2015  
  "A ED E O NOSSO FUTURO" - UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO E PARTILHA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS  
  11/25/2015  
  CONECTANDO MUNDOS 2015/2016: PROPOSTA DIDÁTICA DOS 6 AOS 17 ANOS  
  11/2/2015  
  DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA - MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS E JOVENS  
  10/8/2015  
  OFICINA "EDUCAR PARA A CIDADANIA GLOBAL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INICIAL" NA MADEIRA  
  10/5/2015  
  "A maior lição do mundo" - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)  
  10/1/2015  
  MIGRAÇÕES FORÇADAS: MATERIAIS PARA REFLETIR E TRABALHAR COM CRIANÇAS E JOVENS  
  9/24/2015  
  SEMENTES DE ECG PARA INSPIRAR E COMEÇAR DA MELHOR FORMA!  
  9/14/2015  
  Projeto "Educa o Olhar", no INA – Colégio das Caldinhas, Santo Tirso  
  8/7/2015  
 

NEWSLETTER


INTRANET