logo
O que é Desenvolve materiais desenvolvido
mapa
Escreva-nos!
 
2
2
texto
   O QUE É?

 


UM SÓ MUNDO, CERCA DE 7 MIL MILHÕES DE PESSOAS! UMA "CASA" DE ... E PARA TODOS!

Baseado na sua congénere espanhola (Igual-da?), o projeto M-Igual? surgiu em 2007 no formato de campanha educativa pela inclusão e pela equidade, com o objetivo de trabalhar com a comunidade educativa os processos de consciencialização do global e do relacionamento entre pessoas, povos e culturas (para mais informações sobre o que foi a campanha educativa M-Igual?, consulte aqui o separador *des*envolvido).

Atualmente, o site M-Igual? é uma ferramenta que permite apoiar, partilhar e divulgar o trabalho efetuado nas  escolas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, numa perspetiva de transmissão de valores de cidadania e de compreensão mais profunda do mundo interdependente em que vivemos (nomeadamente das causas das situações de injustiça e desigualdade) para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário, perante o qual todas as pessoas e todos os povos têm um dever e uma responsabilidade a assumir.

 
     
 

UMA APRENDIZAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA, EM VALORES DE CIDADANIA E NA PARTICIPAÇÃO

Para além do conteúdo, a Educação para o Desenvolvimento valoriza também a forma através da qual é efetuada esta aprendizagem, já que o objetivo final é a formação integral da pessoa, numa perspetiva de uma cidadania global consciente, ativa e participativa. Nesse sentido, é valorizada a aprendizagem a partir da experiência pessoal, assim como o desenvolvimento de uma apreensão crítica e dialogante da realidade.

 


UMA PONTE PARA A AÇÃO

É com base nestes dois princípios que disponibilizamos nesta plataforma algumas sugestões de atividades dentro dos diferentes temas da Educação para o Desenvolvimento (Interculturalidade, Ambiente, Consumo, Género, etc.), tal como vários ficheiros ou recursos que poderão descarregar e utilizar livremente para desenvolverem as vossas ações.

Os recursos disponíveis abordam temáticas variadas, algumas mais específicas ou direcionadas, mas realçamos que se tratam frequentemente de assuntos transversais, todos eles com uma base comum de estimular a reflexão sobre a realidade e interdependência local e global, que leve cada um/a a procurar um posicionamento responsável e consciente face aos desafios que enfrentamos enquanto cidadãos e cidadãs do mundo.

 

UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Mas para além de centro de recursos, pretendemos que esta plataforma funcione também como veículo de comunicação e espaço de partilha de saberes e práticas. Utilizem-no e partilhem connosco as vossas próprias experiências, para que também elas possam ser inspiradoras para outros. Para tal, enviem os vossos contributos para sandra.fernandes@fgs.org.pt e/ou anita.cruz@fgs.org.pt!

 
  11/11/2010

descarregar ficheiro ->

 
  linhalaranja  
   
 
- PROMOTOR
   [10/20/2010]
linha

- AMIGOS
   [12/13/2007]
linha

- PARTILHE TAMBÉM!
   [8/17/2015]
linha

 
   
 
  1 DIA PARA AGIR... DIA ESCOLAR DA PAZ E DA NÃO VIOLÊNCIA (30 DE JANEIRO)  
  1/26/2016  
  DIAS PARA AGIR… DIREITOS DA INFÂNCIA, DIREITOS HUMANOS E MIGRAÇÕES  
  12/3/2015  
  "A ED E O NOSSO FUTURO" - UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO E PARTILHA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS  
  11/25/2015  
  CONECTANDO MUNDOS 2015/2016: PROPOSTA DIDÁTICA DOS 6 AOS 17 ANOS  
  11/2/2015  
  DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA - MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS E JOVENS  
  10/8/2015  
  OFICINA "EDUCAR PARA A CIDADANIA GLOBAL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INICIAL" NA MADEIRA  
  10/5/2015  
  "A maior lição do mundo" - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)  
  10/1/2015  
  MIGRAÇÕES FORÇADAS: MATERIAIS PARA REFLETIR E TRABALHAR COM CRIANÇAS E JOVENS  
  9/24/2015  
  SEMENTES DE ECG PARA INSPIRAR E COMEÇAR DA MELHOR FORMA!  
  9/14/2015  
  Projeto "Educa o Olhar", no INA – Colégio das Caldinhas, Santo Tirso  
  8/7/2015  
 

NEWSLETTER


INTRANET